sexta-feira, 25 de novembro de 2011

Oficina de HQ's - 8º Ano

Os Alunos do 8º Ano estão participando de uma Oficina de HQ's.



Utilizando o software HagáQuê estão produzindo Histórias em Quadrinhos na disciplina de Língua Portuguesa no Laboratório de Informática. As histórias produzidas estarão disponíveis, em breve, para a Comunidade Escolar na Biblioteca.



Confira as imagens da oficina no link: Oficina de HQ's

quinta-feira, 24 de novembro de 2011

20 de Novembro - Dia da Consciência Negra


Zumbi foi o grande líder do quilombo dos Palmares, respeitado herói da resistência antiescravagista. Foi capturado quando garoto por soldados e entregue aos cuidados do padre Antonio Melo. Aos 12 anos de idade, sendo batizado com o nome de Francisco,o futuro líder do Quilombo dos Palmares já tinha apreciável noção de Português e Latim. Padre Antônio Melo escreveu várias cartas a um amigo, exaltando a inteligência de Francisco. Em 1670, com quinze anos, Zumbi fugiu e voltou para o Quilombo. Tornou-se um dos líderes mais famosos de Palmares. "Zumbi" significa: a força do espírito presente. Baluarte da luta negra contra a escravidão, Zumbi foi o último chefe do Quilombo dos Palmares.

O Quilombo dos Palmares existiu por um período de quase cem anos, entre 1600 e 1695. No Quilombo de Palmares (o maior em extensão), viviam cerca de vinte mil habitantes. Nos engenhos e senzalas, Palmares era parecido com a Terra Prometida.

O Quilombo dos Palmares foi defendido no século XVII durante anos por Zumbi contra as expedições militares que pretendiam trazer os negros fugidos novamente para a escravidão. O Dia da Consciência Negra é celebrado em 20 de novembro no Brasil e é dedicado à reflexão sobre a inserção do negro na sociedade brasileira. A data foi escolhida por coincidir com o dia da morte de Zumbi dos Palmares, em 1695.

A lei 10.639, de 9 de janeiro de 2003, incluiu o dia 20 de novembro no calendário escolar, data em que comemoramos o Dia Nacional da Consciência Negra.

E para celebrar essa data memorável, os alunos realizaram uma Mostra Cultural com o tema. A mostra pode ser conferida no endereço virtual: Mostra Cultural Consciência Negra

sexta-feira, 17 de junho de 2011

AFINAL, O QUE É LIXO?

Chamamos de lixo tudo aquilo que não nos serve mais e jogamos fora. Os dicionários de língua portuguesa definem a palavra como sendo: coisas inúteis, imprestáveis, velhas, sem valor; aquilo que se varre para tornar limpa uma casa ou uma cidade; entulho; qualquer material produzido pelo homem que perde a utilidade e é descartado.
Você já parou pra pensar que muito do que jogamos fora e consideramos sem valor pode ser aproveitado por outras pessoas?

UE! MAS SE SERVE PARA OUTRAS PESSOAS ENTÃO NÃO É LIXO ?

É isso aí, tá na hora de revermos o significado dessa palavra!
Que tal “tudo aquilo que foi descartado e que, após determinado processo, pode ser útil e aproveitado pelo homem”?
Os materiais que ainda podem ser usados para outros fins mesmo depois de serem descartados passarão a ser chamados de MATERIAIS REAPROVEITÁVEIS; já aqueles materiais que precisam ser descartados, mas após sofrerem transformações podem novamente ser usados pelo homem passarão a se chamar MATERIAIS RECICLÁVEIS!
Por exemplo: aquela famosa poltrona feita de garrafas do tipo PET é um reaproveitamento. Por outro lado a transformação química e física da garrafa PET em fibras de poliéster para a fabricação de tecido para roupas é um processo de reciclagem.

QUE PROBLEMÃO, HEIN!

A situação econômica do Brasil melhorou de 10 anos para cá, resultando em aumento da demanda/procura tanto de bens de consumo (alimentos, bebidas, combustíveis etc) quanto de bens duráveis (eletrodomésticos, carros, móveis etc). A produção teve que acompanhar este crescimento e para isso foi preciso aumentar a extração de matéria-prima e o consumo de energia.
Mas o que o lixo tem a ver com isso?
Com a possibilidade de comprar mais, muitas vezes adquirimos produtos desnecessários ou nos desfazemos com mais facilidade do que já temos. Essa cultura do desperdício infelizmente ainda é bastante presente em nosso povo. Segundo o último censo do IBGE a quantidade diária de lixo urbano coletado no Brasil é de 228.413 toneladas, o que representa 1,25 Kg diários por cada um dos cerca de 182.420.808 habitantes.
Todo o processo de geração, coleta, processamento e armazenamento do lixo resultam em problemas sociais, ambientais e econômicos. Como quase todas as atividades humanas geram resíduos, em quase todos os lugares há a possibilidade do lixo estar causando problemas. Mesmo quando o lixo é tratado adequadamente alguns problemas persistem, mas no Brasil 76% do lixo produzido são lançados a céu aberto (IBGE, 2000).

E AGORA? COMO RESOLVER?

Já vimos o que é o lixo e discutimos a sua redefinição. Também apontamos todos os problemas da produção e acúmulo de lixo. Resta saber o que pode ser feito para evitar os problemas ou, pelo menos, diminuí-los.
Ao invés de fórmulas complexas ou soluções mágicas ou ainda passar a responsabilidade para o governo, a solução para esta questão passa pelo cotidiano de cada um de nós.
Todos nós geramos lixo diretamente em nossas atividades diárias e indiretamente por conta de todas as nossas necessidades (alimentos, moradia, roupas, tratamento médico, lazer etc.), portanto somos todos responsáveis por este problemão.
A educação é a melhor e mais confiável saída para esta encrenca e, por incrível que pareça, há uma filosofia muito simples que é considerada a solução mais completa.

segunda-feira, 23 de maio de 2011

Com o Mínimo De Dignidade

ESTE TEXTO FOI RETIRADO DO BLOG VAMOS COMO PODEMOS (WWW.vamoscomopodemos.blogspot.com)
A AUTORA É Kássia Flores que deixa este tio imensamente feliz e orgulhoso por essa sobrinha maravilhosa. E aproveito para agradecer em meu nome, da tia Helô e de todos os profissionais da educaçãoaqui de Diamantino-MT.


Quem olhou o Faustão Domingo, viu Amanda Gurgel, professora de português da rede pública do Rio Grande do Norte, discursando na Assembléia Legislativa, feito em audiência pública. No seu pronunciamento, Amanda resume a situação da vida de um professor de escola pública em três algarismos: nove três zero. "São os números do meu salário: R$ 930" disse. É muito bonito colocar atores globais em uma propaganda falando da profissão "PROFESSOR". "É uma linda profissão", "É lindo ver as professoras com água nos olhos", "São eles que salvam o país". Será? Será que a água nos olhos não são lágrimas? Por falta de estrutura, por falta de RESPEITO dos alunos, porque os professores não têm tempo para cuidarem de suas vidas (afinal todo professor (a) tem família, filhos (as)). É muito fácil FALAR, o descaso das autoridades, que acham que estão pagando muito aos educadores é revoltante. Quando paralisam o Prefeito da cidade nem comparece a reunião. Por quê? É medo? Ou tem vergonha de aparecer porque sabe que está agindo errado? E muitos falam "Ah. É só pra tirar um dia de folga". Por isso faltam professores nas escolas, as pessoas não querem mais ser tratadas como escravas de um sistema LIXO que prioriza mais COPA DO MUNDO e OLÍMPIADAS, que aumenta cada vez mais o salário de quem trabalha de terça à quinta, dos políticos corruptos que cada vez mais sujam a imagem do país. Temos que largar de mão o "Jeitinho Brasileiro" de fazer as coisas. Quando as Caravelas atracaram em solo Brasileiro, a corrupção veio junta, o pensamento de se dar bem a qualquer custo estava agarrado nas mãos dos "Colonizadores".
Minha mãe, e vários tias (os) são professores, e eles não descansam, sempre na correria de fazer novas atividades, corrigir provas, cuidar da casa, pensar um pouco neles. E ainda aguentam alunos de 7, 8 anos de idade que aprendem em casa a mandar as pessoas "a merda" (me desculpem o termo) mais foi isso que um aluno do 2º ano do ENSINO FUNDAMENTAL disse para minha Mãe. Sem estrutura, sem um salário digno, sem reconhecimento de vários e vários pais e das autoridades, essa é a TRISTE realidade dos professores de Norte a Sul do Brasil. Mas fazer o que? Agora temos que nos preocupar em construir o Anel Superior do estádio do Maracanã, nos preocupar em construir hotéis, estradas que possam abrigar estrangeiros, que difícil mente irá mudar o ponto de vista que é impregnado em seus pensamentos: "Brasil, terra do futebol, do Carnaval e mulher pelada", AEE Brasil. Muitos com certeza pensam que: "Reclamam, mais foi uma escolha deles serem professores". Sim, foi uma escolha deles, sair de casa todo o dia pra ensinar a seu filho (a) matemática, português, física, química para que no futuro ele possa ser alguém menos ignorante que você que pensa assim. A professora Amanda também fala que o salário de um DEPUTADO pagaria o salário de 30 professores. Então vamos analisar: Um deputado trabalha de terça à quinta (quando trabalha), tem a possibilidade de aumentar seu salário, tem mordomias, e salário vitalício. Já os professores trabalham de segunda a sábado (domingo também, pois corrigem provas, trabalhos), ganham um salário abaixo da expectativa, trabalham anos para conseguirem se aposentar (e quando conseguem existe um monte de burocracia que dificulta). Meus professores falam que exercem sua profissão por amor, mas não deveria ser assim, são eles sim que tentam a cada dia mudar o país. Desde o pré até a faculdade, ensinando, aconselhando, sendo pais e mães dentro das salas de aula.

Vamos parar um pouco e pensar. Se não fossem os professores, ninguém estaria em lugar algum, à pessoa não teriam profissões, ninguém saberia ler ou escrever. Vamos valorizar a profissão que é digna, que forma Seres Humanos melhores, que nos incentiva a não sermos massa de manobra, que nos ensina a pensar, a ter opinião, a sermos críticos.
Prefeituras paguem o PISO SALARIAL aos professores, façam com que eles sejam reconhecidos por seu trabalho, vamos dar valor para quem merece, vamos dar os 15 minutinhos de fama a alguém que lute por uma melhoria no país, e não para aquelas pessoas que querem aparecer e andam quase peladas nas faculdades.

Para melhorar o FUTURO precisamos mudar o PRESENTE.

*Parabéns à professora Amanda Gurgel por tomar frente ao problema, por ter tido coragem, por não desistir do que escolheu para exercer. Parabéns Mãe (Profª Sandra), Tia (Profª) Aurea, Tio (Profº) Fumaça, Tia (Profª) Eloina, Profª Nilta, Profª Carine, Profª Maribel Profª Celiziane, Profº Fred, Profª Sol, Profª Márcia, Profª Antonieta, Profª Eliane, Profª Maria Claúdia, Profª Luciane, Profª Mauren, Profª Ana Márcia, Profª Cati, Profª Sil, Profª Caroline. A todos esses (e aos que não citei) que um dia passaram em minha vida, cada um na sua série, obrigada por serem Professores e tentarem cada um a sua maneira, ensinar e educar.


“O fim do mundo foi cancelado no Brasil por que o país não tem estrutura para receber um evento desse porte." (Brincadeirinha)

PS: Homenagem à minhã Mãe, que é uma excelente profissional. AMO-TE

segunda-feira, 9 de maio de 2011

Uso do computador ainda assusta professores. Será verdade o que diz este artigo publicado no blog de Ricardo Noblat?

Pesquisa em escolas municipais do Rio mostra que 53% dos docentes têm dificuldades de lidar com tecnologia
Ruben Berta, O Globo
Em pleno século XXI, o mundo virtual ainda é um território que causa medo em muitos professores.
Uma pesquisa realizada em parceria pela Secretaria municipal de Educação do Rio, pelo Instituto Oi Futuro e pelo Ibope com 5.505 docentes revela que mais da metade deles (53%) admitiu ter dificuldades em lidar com tecnologia na escola por várias razões. Entre 1.532 diretores de colégios entrevistados, a porcentagem também foi de 53%.
O levantamento ouviu 25.145 alunos: 40% disseram ter problemas para usar a informática nas unidades de ensino.
Até há pouco tempo, havia uma relação de poder onde o professor era o detentor da informação. Era uma via de mão única. O que estamos notando agora é que os alunos estão um pouco à frente dos docentes, mais familiarizados com tecnologia. E os professores ainda não estão preparados para a aplicação pedagógica. Esse descompa
sso revela a necessidade de um processo de treinamento e acompanhamento dos profissionais — comentou o vice-presidente do Instituto Oi Futuro, George Moraes.]

segunda-feira, 25 de abril de 2011

ATÉ QUANDO?

Assistindo as notícias sobre o feriadão a gente se dá conta de como somos estúpidos, especialmente no trânsito.
O número de acidentes deu uma diminuída em anos anteriores, mas voltaram a crescer nesse ano. De quinta a ontem (domingo) inúmeras pessoas perderam a vida ou estão comprometidas por toda ela, com seqüelas permanentes.
O que leva alguém a tamanha estupidez. E não estou me eximindo de culpa. Parece que todos nós mudamos nossa personalidade no volante de um carro. Somos mais homens ou mais mulheres. Mais corajosos mais ágeis e com certeza muito, mas muito mais estúpidos. Aqueles que assim não se comportam, minhas desculpas. Estou falando com a grande maioria, que ao volante se transfigura.
Inúmeras famílias perdem seus entes amados, pelo simples fato que um ou uma idiota se acha capaz de fazer barbaridades e ficar tudo por isso mesmo.
Se impõem com URGÊNCIA legislação ultra severa com todos aqueles que fazem de seu carro uma míssil de guerra. Cabe aqui dizer que a lei tem de ser para TODOS. Ricos e pobres devem ser punidos sem distinção. Sei que muitos irão dar risadas da minha inocência, mas é um sonho e espero que seja um sonho sonhado junto com milhares de pessoas e não um sonho sonhado só.

PROFº FUMAÇA GENRO
PROGRAMA MÚSICA PURA NA RÁDIO PARECIS 690 AM TODOS OS SÁBADOS DAS 17h00min ÀS 19h00min.
BLOG DO MÚSICA PURA: WWW.fucalima2010.blogspot.com

segunda-feira, 18 de abril de 2011

Monteiro Lobato, o criador de um mundo fabuloso

No dia de seu aniversário, 18 de abril, comemora-se o Dia Nacional do Livro Infantil. Apenas uma mostra da importância da obra e da criatividade de um dos maiores gênios da literatura brasileira Ricardo Ampudia (novaescola@atleitor.com.br) Nenhum autor é tão representativo da literatura infantil brasileira do século 20 quanto Monteiro Lobato. Seu primeiro livro para crianças, A Menina do Narizinho Arrebitado, foi publicado em 1920 e, desde então, sua fantasia já atravessou décadas e segue para a terceira geração de leitores, em várias re-edições e até adaptações para a televisão, do mundo hiperrealístico do Sítio do Pica-pau Amarelo. Nesse lugar fantástico acontecem as aventuras de Narizinho e Pedrinho na companhia de Visconde de Sabugosa, um sabugo de milho que era um sábio, Emília, uma boneca de pano falante, Quindim, um rinoceronte domesticado e Rabicó, um porco com título de marquês. Tudo sob a tutela de uma ama negra superprotetora, Tia Nastácia, e de Dona Benta, a avó das crianças. Vislumbrado pela literatura infantil mundial, Lobato fez também Peter Pan, Alice, personagens da mitologia e até o Gato Félix passearem pelo Sítio. Por meio de linhas inventivas ou críticas, o escritor retratou um Brasil cultural e socialmente atrasado e, ao mesmo tempo, deixou-se também levar pela fantasia do imaginário infantil, no qual criou seu maior legado à literatura brasileira: a possibilidade de criar o impossível. Nascido em 18 de abril de 1882, em Taubaté, no Vale do Paraíba (interior de São Paulo), José Renato Monteiro Lobato - que, mais tarde resolveu mudar sou nome para José Bento Monteiro Lobato - já demonstrava gosto pela leitura e pela escrita desde os tempos de escola, escrevendo para jornaizinhos acadêmicos quando adolescente. Perdeu o pai aos 15 anos e a mãe, aos 16. Seguindo a vontade do avô, concluiu os estudos e cursou Direito na Faculdade do Largo São Francisco, em São Paulo. Foi nomeado promotor público na cidade de Areias, no interior do estado, mas não exerceu a função por muito tempo. Após a morte do avô, mudou-se para Buquira (hoje Monteiro Lobato), para morar em uma fazenda que herdara. Ali iniciou sua projeção como grande escritor. Com base em personagens reais, criou o mundo fantástico do Sítio do Pica-Pau Amarelo e fez a denúncia da exclusão social com artigos para o jornal O Estado de S. Paulo. Esses textos, protagonizados pela figura de Jeca Tatu, formariam seu primeiro livro Urupês, em 1918. Entediado com a vida na fazenda e sem o rendimento esperado, vendeu a propriedade e comprou a Revista do Brasil, abrindo espaço para novos nomes de a literatura mostrar seu trabalho. Com o grande fluxo de trabalhos, o negócio cresceu e virou editora, mas fechou as portas anos mais tarde, em 1925, devido à crise da indústria nacional e clima político instável da época. Após um breve período nos Estados Unidos a serviço do governo de Washington Luís, voltou para o Brasil e iniciou uma luta em defesa do petróleo e do ferro com forte cunho nacionalista e crítico ao governo de Getúlio Vargas, o que lhe rendeu três meses na cadeia em 1940, além da apreensão e destruição de algumas obras à venda. Em meio a um clima político pesado e sob a censura, Monteiro Lobato se aproximou dos comunistas liderados por Luís Carlos Prestes. Foi à Argentina lançar alguma de suas obras e voltou ao país em 1947. Faleceu no ano seguinte, aos 66 anos, vítima de um derrame, deixando como herança mais de 30 livros publicados, uma obra reverenciada até hoje.

LITERATURA INFANTIL E CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS_HOJE É DIA DA LITERATURA INFANTIL .

sábado, 2 de abril de 2011

. O que é bullying?

TEXTO RETIRADO DA REVISTA NOVA ESCOLA Adriana Ramos responde as dúvidas dos leitores Bullying é uma situação que se caracteriza por agressões intencionais, verbais ou físicas, feitas de maneira repetitiva, por um ou mais alunos contra um ou mais colegas. O termo bullying tem origem na palavra inglesa bully, que significa valentão, brigão. Mesmo sem uma denominação em português, é entendido como ameaça, tirania, opressão, intimidação, humilhação e maltrato. "É uma das formas de violência que mais cresce no mundo", afirma Cléo Fante, educadora e autora do livro Fenômeno Bullying: Como Prevenir a Violência nas Escolas e Educar para a Paz (224 págs., Ed. Verus, tel. (19) 4009-6868 ). Segundo a especialista, o bullying pode ocorrer em qualquer contexto social, como escolas, universidades, famílias, vizinhança e locais de trabalho. O que, à primeira vista, pode parecer um simples apelido inofensivo pode afetar emocional e fisicamente o alvo da ofensa. Além de um possível isolamento ou queda do rendimento escolar, crianças e adolescentes que passam por humilhações racistas, difamatórias ou separatistas podem apresentar doenças psicossomáticas e sofrer de algum tipo de trauma que influencie traços da personalidade. Em alguns casos extremos, o bullying chega a afetar o estado emocional do jovem de tal maneira que ele opte por soluções trágicas, como o suicídio.

O RACISMO_ESSA É A PRIMEIRA CONTRIBUIÇÃO DO BLOG DO MÚSICA PURA COM A ESCOLA "NILCE MARIA DE MAGALHÃES". ESPERO QUE SEJAM MUITAS.UM ABRAÇO A TODOS.

Não consigo de maneira nenhuma entender como uma pessoa pode pensar que alguém seja melhor do que outra pela cor da sua pele. Na minha visão de vida que aprendi com meus pais (seu Rene de origem portuguesa e Dona Berta de origem alemã) nada é mais odioso que separar as pessoas pela cor. Eles me ensinaram e eu agradeço sempre a respeitar as pessoas pelo que elas são não por sua cor ou conta bancária. Vejo pessoas ditas da alta sociedade (isso também é uma idiotice estarrecedora) que se arvoram grandes intelectuais, pessoas religiosas que vivem em missas e cultos, orando ou rezando que usam a cor da pele como um escudo que as separa de outras. Não é privilégio de nenhuma religião o racismo, ele existe em todas. Gostaria de saber como esses cristãos se explicam diante de Deus em suas orações. Deve ser assim; senhor salve-nos a todos, mas em especial os mais branquinhos, deixando de lado os mais escurinhos. Parece engraçado, mas não é. É triste, muito triste. Existem ainda aqueles boçais que dizem esse negro é um negro de alma branca. Esse é o preconceito do preconceito. Porque estou tratando de um assunto desses em um blog que fala quase que exclusivamente de música? Primeiro que me deu vontade. Segundo por sentir que ainda nos dias atuais seres humanos ainda insistam nesse horror chamado RACISMO.


PROFº FUMAÇA GENRO MÚSICA PURA TODOS OS SÁBADOS NA RÁDIO PARECIS 690 AM Das 17h00min às 19h00min
WWW.FUCALIMA2010.BLOGSPOT.COM

quinta-feira, 3 de fevereiro de 2011

A NILCE TE ESPERA!!!

Já há alguns dias os profissionais de educação da Escola Estadual “Nilce Maria de Magalhães” estão trabalhando para início do ano letivo de 2011, dia 14 de fevereiro. Todos os profissionais estão envolvidos na limpeza, na decoração, na confecção de cartazes, no preparo das aulas enfim, todos dando seu máximo.
Na NILCE não basta ser profissional tem de participar.
Estamos esperando os alunos novos e os antigos e suas famílias para juntos construirmos um 2011 de muita paz, muita alegria e muita aprendizagem, seja dos alunos como de todos os profissionais envolvidos.
Direção, funcionários e professores querem construir, uma GRANDE FAMÍLIA NILCE, onde todos são tratados com respeito, carinho e dedicação.

VENHA VOCE TAMBÉM FAZER PARTE DA EE. ”NILCE MARIA DE MAGALHÃES”

“A NILCE TE ESPERA”