quinta-feira, 24 de novembro de 2011

20 de Novembro - Dia da Consciência Negra


Zumbi foi o grande líder do quilombo dos Palmares, respeitado herói da resistência antiescravagista. Foi capturado quando garoto por soldados e entregue aos cuidados do padre Antonio Melo. Aos 12 anos de idade, sendo batizado com o nome de Francisco,o futuro líder do Quilombo dos Palmares já tinha apreciável noção de Português e Latim. Padre Antônio Melo escreveu várias cartas a um amigo, exaltando a inteligência de Francisco. Em 1670, com quinze anos, Zumbi fugiu e voltou para o Quilombo. Tornou-se um dos líderes mais famosos de Palmares. "Zumbi" significa: a força do espírito presente. Baluarte da luta negra contra a escravidão, Zumbi foi o último chefe do Quilombo dos Palmares.

O Quilombo dos Palmares existiu por um período de quase cem anos, entre 1600 e 1695. No Quilombo de Palmares (o maior em extensão), viviam cerca de vinte mil habitantes. Nos engenhos e senzalas, Palmares era parecido com a Terra Prometida.

O Quilombo dos Palmares foi defendido no século XVII durante anos por Zumbi contra as expedições militares que pretendiam trazer os negros fugidos novamente para a escravidão. O Dia da Consciência Negra é celebrado em 20 de novembro no Brasil e é dedicado à reflexão sobre a inserção do negro na sociedade brasileira. A data foi escolhida por coincidir com o dia da morte de Zumbi dos Palmares, em 1695.

A lei 10.639, de 9 de janeiro de 2003, incluiu o dia 20 de novembro no calendário escolar, data em que comemoramos o Dia Nacional da Consciência Negra.

E para celebrar essa data memorável, os alunos realizaram uma Mostra Cultural com o tema. A mostra pode ser conferida no endereço virtual: Mostra Cultural Consciência Negra

Nenhum comentário:

Postar um comentário