sexta-feira, 4 de maio de 2012

Estratégias e Recursos Computacionais como Auxílio na Inclusão Escolar

 


  











Cristiano Mendes Bomfim -  Aluno da Sala de Recurso

     A atual Lei de Diretrizes e Bases para a Educação Nacional, Lei n.9.394, de 20-12-1996, aborda, especificamente, no Capítulo V, sobre a Educação Especial.
“Modalidade de educação escolar, oferecida preferencialmente na rede regular de ensino, para pessoas com necessidades educacionais especiais. Assim, ela perpassa transversalmente todos os níveis de ensino, desde a educação infantil ao ensino superior. Esta modalidade de educação é considerada como um conjunto de recursos educacionais e de estratégias de apoio que estejam à disposição de todos os alunos, oferecendo diferentes alternativas de atendimento.”
É responsabilidade da escola criar condições de aceitação e integração do aluno especial, e desenvolver em toda a comunidade escolar valores como o respeito à diferença, à reciprocidade entre as pessoas e à cooperação, e além disso utilizar-se de todos os recursos disponíveis para atender aos alunos com necessidades educacionais especiais.

Vivemos atualmente num século dirigido por tecnologias, e contamos com o precioso equipamento que é o computador. Numa escola inserida no projeto UCA e envolvida com a Inclusão Digital, a tecnologia é vivenciada dia a dia no manuseio dos laptops. Estas condições estão ao alcance das crianças e lhes possibilitam infinitas criações, projetando seres humanos totalmente conscientes de suas potencialidades, comunicativos, interativos e extremamente produtivos de acordo com suas capacidades. Ao que se refere aos alunos especiais, essa condição tecnológica vivenciada na escola deve ser aproveitada com o propósito de atenuar as limitações transformando-as em habilidades.

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