quarta-feira, 25 de abril de 2012

Tema Gerador 2012 - Culinária da Região Centro-oeste

Povoada por diversas culturas, a região Centro-Oeste tem uma culinária variada, e não deixa de ter pratos típicos em seus estados.


Goiás – Os pratos mais populares são: arroz com pequi, guariroba, leitão assado, empadão goiano, galinhada, tutu com lingüiça, couve, torresmo, quiabo refogado, biscoito de polvilho, manjar branco com calda de ameixa. Não podemos deixar de falar da pimenta-bode e a jurubeba muito apreciada pelos goianos.

Mato Grosso – Uma das receitas mais conhecidas deste local é a mojica, que é feita com o pintado. Os peixes são muito consumidos, podemos citar o pacu, pacupeba, piabucu, piraputanga e dourado. O acompanhamento geralmente é a banana da terra.

Mato Grosso do Sul – A maioria dos pratos são feitos com peixes e carne. Algumas preparações: arroz de carreteiro com charque, moqueca de peixe, pacu assado, caldo de piranha, doces de abóbora, mamão, cajú, licor de pequi, etc.

Distrito Federal – Em Brasília, você encontra de tudo: pato no tucupi, feijoada, churrasco, galinha ao molho pardo, enfim, além da influência estrangeira, há uma mistura da culinária das regiões do Brasil.
(Disponível no site: http://regiaocentrooeste.blogspot.com.br/ acessado em  25 de Abril de 2012)

Sugestões de Pesquisas:
Sabores de Mato Grosso
Educarede
Vídeo - receita de Arroz com Pequi
Guariroba
Empadão Goiano
Mogica de Pintado - receita
Licor de Pequi - receita
Caldo de Piranha - receita



Nenhum comentário:

Postar um comentário